top of page

Correr na rua ou na esteira?




Tem quem goste dos dois ambientes (rua e esteira) tem que prefira um em detrimento do outro, mas afinal? Qual a diferença? Quais os prós e contras de cada tipo? CORRIDA NA ESTEIRA A esteira é um equipamento extremamente útil e indicado para todos os níveis de condicionamento físico, do iniciante ao mais habilidoso.


Algumas de suas vantagens mais evidentes são: controle do ambiente (temperatura, luminosidade, som, etc); amigos ao redor; iniciar e terminar o treino no meus local. Mais não para por ai, olha só a lista: - amortecimento de impacto em relação a aterrissagem no solo, por volta de 10% do peso corporal;

- Tem um terreno plano ou subidas de forma controlada (de zero a "n" de inclinação);

- Diminui a chance de acidentes por pisos irregulares, buracos, etc. - Facilita a auto-correção dos movimentos de braços, pernas e postura (biomecânica), através da visão do exercício em um espelho, se este estiver estrategicamente posicionado

- Acompanhamento pelo treinadores, que observará e corrigirá estes movimentos, tempo, variáveis fisiológicas como frequência cardíaca, pressão arterial (se for o caso), velocidade, e tantos outros recursos (dependendo do modelo), com muito mais precisão.


Os músculos mais trabalhados na esteira são os anteriores das coxas (quadríceps) e canela (tibial anterior) o que pode causar uma fadiga e dor pós esforço em pessoas que não estão acostumadas ou aumentam a intensidade do esforço. Na esteira o gasto calórico é menor e o desgaste físico também, logo, se a ideia é aumentar ainda mais o gasto calórico sobre o que já se faz na rua, a pessoa deve aumentar a carga de treino de forma equivalente. Veja abaixo uma tabela com o equivalente de carga de esforço entre os 2 ambientes:


CORRIDA NA RUA


Na rua utilizamos tanto músculos anteriores, citados acima, como os posteriores de coxa (isquiotibiais) e pernas (panturrilhas) pois há a necessidade da aplicação de força sobre o solo (força de atrito) para garantir o deslocamento. Consequentemente há um maior gasto energético, se comparado o mesma carga de esforço na esteira.



Na rua a corrida se torna mais dinâmica e desafiadora, quebra a monotonia de estar no mesmo local, não há indicação de mudanças de nível (subidas e descidas) porém você pode controla-los através da mudança do percurso e não simplesmente com a inclinação no caso da esteira.

Na rua não requer investimento com academia ou equipamento (esteira) porém você não tem o conforto e a praticidade destes ambientes.

A mecânica do movimento também muda, em relação a esteira e, em caso de necessidade de feedback para sua correção você deverá contar com uma percepção espaço temporal ajustada, que é treinável ou de um terceiro - geralmente o seu treinador. e ai? Gostaria de comentar as suas referencias? Lembrou de outras vantagens ou desvantagens?

Fique a vontade... poste ai em baixo nos comentários. Bjos fui correr!


.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page